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Precisão conceitual e preservação do darma
O darma não se fala de qualquer jeito, é necessário cuidado para expressar ideias budistas, ainda que não sejamos professores e ninguém nos leve a sério.
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“Você já é um buda!”
É bem verdade que o sentido definitivo das coisas é que não há nada a melhorar. No entanto, se isso é usado como desculpa no âmbito relativo, apenas produz infernos.
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É bem comum entender errado
Nós e nosso oponente concordamos que é fácil tomar certos ensinamentos e distorcê-los.
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Caminho do meio: o grandioso e o menorzinho
O que significa “Grande Caminho do Meio”, e como ele se contrapõe a um “pequeno”? O Grande Caminho do Meio que é objeto de defesa e refutação, não é propriamente o grande. Grande significa, neste contexto, igual a realização da sabedoria que reconhece as coisas como elas realmente são, e que de fato, não é diferente da própria natureza das coisas.
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Como renascer budista
Na visão budista, é muito fácil nascer animal ou em pior circunstância, sem nenhuma chance de ser capaz de reconhecer ou praticar o Darma do Buda. E se nascemos humanos, é muito difícil ter o mérito de encontrar, ver valor e oportunidade de se engajar no darma como praticante. A chance de ter um nascimento dotado das liberdades e vantagens na próxima vida é muito pequena. Pior do que isto, mesmo nessa vida pode ser que ainda não tenhamos usufruído totalmente dessa oportunidade, e, se a temos em certa medida, podemos perdê-la com grande facilidade. Como fazer para não perder o darma e aumentar a chance de reencontrá-lo, caso não atinjamos realização nessa vida?
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